Páginas

16 de fev. de 2013

Livro: Alma?

Falaram-me na editora que íamos lançar esse livro, cujo gênero é conhecido por “steampunk” e eu nunca tinha ouvido falar. Li a sinopse e achei um samba do crioulo doido. Vampiros + lobisomens +Inglaterra no séc XIX + monarquia absolutista e para completar, a protagonista é uma pessoa sem alma. Tudo bem diferente, mas ainda no primeiro capítulo, me apaixonei!
Alexia Tarabotti já se tornou uma das minhas personagens preferidas e não vejo a hora de pegar o 2º livro para ler! Alexia é uma mulher forte, temperamental, sem medo de falar o que pensa e consciente de si mesma. Sua beleza é fora do padrão da época, e por isso, aos 26 anos, continua solteira. Para piorar tudo, ela é uma “preternatural”, ou seja, nem natural  (como nós, humanos); nem sobrenatural (como os lobisomens e os vampiros). E por não ter alma, quando toca um ser sobrenatural ele “volta” a condição de humano, e perde o seu poder sobrenatural.  Nesse período, inclusive se torna mortal. Mas essa volta a humanidade acontece apenas pelo período do toque. Assim que o contato se perde, a condição sobrenatural volta.
E como representante dos lobisomens, temos o Alfa Conde Maccon, lindo e maravilhoso. O lobisomem quase perfeito que vive um amor a lá “megera domada” com a nossa protagonista. Achei que fosse enrolar mais para as coisas acontecerem, mas até que as cenas picantes acontecem relativamente rápido.
Como principal representante dos vampiros, temos o Lorde Akaldame, meio que representando a classe gay também. Um vampiro sem colmeia, já burro velho e por isso bastante poderoso. Treina seus “zeladores” (humanos que tem uma relação sexual e amorosa com os seres sobrenaturais e, no caso dos vampiros, também servem como alimento) para que eles possam se infiltrar pela sociedade e descobrir tudo o que está acontecendo. Informação já era poder desde aquela época, pelo menos nessa história.
No livro, a alma é tratada como ciência, e investigada como tal. Um grande mistério está acontecendo pois vampiros e lobisomens sem colmeia ou alcateia estão sumindo e novos estão surgindo sem conhecimento necessário da sociedade. É um grande mistério.
**Spoiler abaixo**
Os lobisomens e vampiros estão sendo mantidos em cativeiros e sendo realizados experimentos com eles. Tirados seu sangue, e colocado em ‘humanos cobaia’ para analisar e descobrir como acontece a transformação, porque algumas pessoas sobrevivem a mesma e outras não. São experiências hediondas, que olhadas a fundo, acabam lembrando partes da nossa história. Holocausto está ai. Quantas pessoas não foram analisadas, torturadas e mortas em nome da ciência? Se eles são vampiros, lobisomens, judeus, homossexuais ou ciganos, qual a diferença na verdade? O livro tem esse fundo de crítica à ciência e aos experimentos. Até que ponto é permitido torturar as pessoas em nome do conhecimento?
Enfim, o livro é lindo. Fiquei completamente apaixonada. Quero nomear minha filha de Alexia em homenagem a essa personagem gostosa demais de ler.  Recomendo a todos que deem uma chance e leiam o livro. Mesmo parecendo doido no começo, é delicioso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário