Páginas

23 de jan. de 2013

Série: XIII The Series

Cada vez que conheço a produção audiovisual canadense, mais eu gosto. Essa série é na real um co-produção entre Canadá e França, com o áudio em inglês. As gravações foram realizadas em 3 países: Canadá, França e EUA. E um viva a globalização, já que a série é baseada em uma história em quadrinhos Bélgica, que por sua vez é baseado na famosa trilogia "Bourne" (americana), ou seja, vamos misturar tudo e ver no que dá.
Ficou legal.
A série é uma grande teoria da conspiração. E sinceramente, nunca vi uma série que trabalhasse isso tão bem. Até porque desde o começo temos o presidente dos EUA, diretor da CIA e do serviço secreto americano, um ex-presidente que assassinou sua irmã para poder assumir o poder... Enfim, já no começo da série você já sabe que a conspiração é real. E é bastante interessante observar como as decisões lá em cima de poder influenciam o agente XIII, e como este, sendo o herói da série, tenta não ser influenciado, mas acaba sempre fazendo o que querem dele.
Mas falando um pouco dele, (é um ator muito gato!) que logo no começo da série fala que seu "rosto foi alterado". Não estava entendendo o porque disso, até que foi pesquisar e descobri que essa série é uma continuação de um filme para a TV "XIII the conspiracy" - que explica bem melhor a história da presidente mulher americana, seu assassinato, entrada do irmão no poder, e finalmente saída do mesmo. Mudaram a cara do protagonista, porque mudou o ator principal, mas os presidentes continuam o mesmo e os outros personagens se mantiveram, o que é bem legal. (obs. ainda não vi esse filme para saber se é bom e/ou tem muitos furos na relação, mas só o fato de terem se preocupado em falar mais de uma vez que alteram o rosto dele e tudo mais, me leva a crer que pensaram bastante para evitar qualquer furo muito grande).
Mas falando da história em si, temos um espião que perdeu a memória e está correndo atrás para descobrir o quem é. A única coisa que tem certeza é que no passado realizou uma missão que seria de pegar algum software/arma em uma empresa da costa verde e passar para o contratante. Só que quando ele percebeu o que tinha nas mãos, achou perigoso demais, dividiu algumas partes e pediu que amigos guardassem suas partes.
Mas claro, ele não lembra de nada disso direito. E tem que descobrir quem são os amigos, onde eles estão para recuperar seja lá o que for e destruir de uma vez por todas.
Nessa ele descobre que é casado, líder de uma revolução, tem um pai vivo que morre assim que aparece, enfim... a cada episódio ele descobre um pouco mais.
É bastante consistente a série nesse sentindo.
E as pessoas morrem nessa série sem dó nem piedade. Vários personagens "grandes" morreram. Só o XIII que é imortal mesmo. De resto, ninguém está a salvo!
Para terminar, é uma série que vale a pena ver. Com legenda de português, só saiu a primeira temperada, de 13 episódios. Mas já tem uma 2º temporada, que acho que já saiu, mas ainda não foi legendada. (confesso que ainda não procurei).

Nenhum comentário:

Postar um comentário