Páginas

12 de jan. de 2013

Série: Lost in Austen

Se você é fã de Jane Austen e gosta do livro "Orgulho e Preconceito" não tem como não gostar dessa mini série de 4 capítulos. Se você não conhece nada da história, essa não é uma boa série para começar. Cheia de referências, você não iria entender.
Se você conhece o livro, já viu algum filme e gosta mais ou menos, é um bom passatempo.
Descobri a série através de uma amiga que gosta bastante da história e me fez super elogios. Isso já tem um tempo, mas fiquei com preguiça de procurar para baixar, e um pouco sem tempo e só agora consegui parar para ver.
Na série, temos como protagonista a Amanda, uma londrina dos tempos atuais, que sonha com o mundo fictício de Orgulho e Preconceito. É uma mulher que tipo eu, troca uma noite de balada com os amigos por um tempo em paz para ler o livro e passar um tempo com os personagens.
Só que acontece uma mágica, que através de uma porta (é quase Nárnia a parada), ela acaba trocando de lugar com a Elizabeth Bennet e vai parar no Reino Unido da Jane Auten, bem no começo da história antes da família Bennet conhecer o Mr. Darcy e o Mr. Bingley.
E dai a confusão começa. Como os personagens tem vida, eles aparentemente não sabem o que devem fazer, e acabam fazendo tudo diferente da história, e Amanda, como uma fã devota, fica querendo consertar as coisas e devolvê-las ao original. Para ela é impensável que Mr. Darcy não fique com Elizabeth, mesmo ela não estando a volta para conhecê-lo. Quando Bingley se apaixona por ela, em vez de Jane, seu mundo desaba e ela faz de tudo para que ele preste atenção na moça.
E cheio de trapalhadas, o romance vai se desenvolvendo, colocando Amanda no lugar de Elizabeth, e esta vivendo tudo que a personagem original deveria estar vivendo. De uma forma um pouco diferente, as coisas acabam acontecendo iguais.
E no último episódio, quando ela volta a Londres atual para buscar Lizzie, eis que esta está completamente adaptada ao nosso mundo. Sua resposta a indagação de Amanda: "Sempre fui uma mulher frente de meu tempo."
E Amanda, uma menina dos tempos atuais, é na verdade uma mulher do passado, que quer um romance como o do livro para a sua vida, escolhendo viver no mundo imaginário, ou no passado, do que com o namorado dos tempo de hoje.
E isso é como um resumo das mulheres do nosso tempo. Enquanto no passado elas lutaram para chegar até onde estamos, muitas hoje em dia trocariam tudo por um amor como o de Elizabeth e Darcy. Apesar do romance ter sido revolucionário para a sua época, pensando friamente, Lizzie se casou com um homem rico no final das contas, que cuida dela e da família. O mais rico de todos.
Mas enfim, é uma mini série bem legal, para passar o tempo, e está disponível com legenda no youtube.


2 comentários:

  1. Produção tem impacto sobre os fãs da série. Talvez o fim não foi como esperado e é um aspecto que eu espero que a mudança de produtor da serie The Leftlovers sua nova produção, que com apenas duas temporadas tem cativado o público com a misterior e capítulos de grande sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Uma série que eu gosto em cada uma de suas temporadas vla l verdade é que o produtor deste, qui agora corre o The Leftlovers, teve projetos bem-sucedidos como estes e filmes na tela grande.

    ResponderExcluir