Páginas

10 de nov. de 2012

Filme: Good Bye Lennin (Adeus Lênin)

Eu estou estudando alemão e preciso de ter contato com o idioma fora da sala de aula. Por isso resolvi correr atrás de um filmes do país para ouvir mais a língua. Surpreendentemente, consegui entender alguma coisa do que estavam falando. Reconheci algumas palavras e estruturas de frases. Mas claro que sem a legenda e a sinopse não teria entendido nada.
Enfim, o filme era para ser uma comédia - por isso resolvi começar por ele. Mas ou ele não é tão comédia assim, ou eu não entendi direito as piadas, o que é bem provável.
O filme se passa na Alemanha oriental já no final da guerra fria e mostra justamente a queda do muro de Berlin e como isso afetou as pessoas, além daquela primeira euforia e distribuição de dinheiro.
O enredo gira em torno de uma família, cujo pai fugiu da Alemanha socialista e deixou a mãe com 2 crianças - um menino e uma menina.
A mãe, desiludida com a decisão do marido, resolve ser a mulher propaganda do Socialismo. Até que vésperas da revolução, sofre uma parada cardíaca e entra em coma. Um coma que durou 8 meses, e nesse meio tempo, o muro caiu, a Alemanha se uniu (de novo), o governo mudou, as grandes corporação multinacionais entraram de vez no país e fizeram sua marcha ao leste.
Quando a mãe volta ela ainda está frágil, e o médico aconselha que ela não tenha nenhuma forte emoção. Então o filho, que é basicamente o filho perfeito, resolve que a mãe não vai saber o que aconteceu politicamente no país, e com isso recria o quarto da mãe como era antes do coma e tenta mantê-la lá, com jornais velhos e etc. Mas claro que a medida que a mãe começa a melhorar, ela começa a querer ver TV. Então, o filho começa a recriar as notícias de forma a explicar as mudanças que estão acontecendo e ele não pode esconder da mãe.
Chega um momento que ele dá um jeito de a Coca Cola - o maior simbolo do capitalismo - ser reinterpretada como socialista. ( A fórmula teria sido inventada no lado socialista alemão e foi roubada pelo capitalismo. O Governo socialista fez uma requisição para que a Coca volte a sua origem).
O filme todo mostra como uma família socialista gostaria que tivesse acontecido a abertura alemã, assim como a forma que realmente aconteceu. O conflito, medo e censura aparecem de forma sutil. O filme é muito bem construído.
É um filme interessante, mas um pouco cansativo. Afinal tem quase 2 horas.Além disso, assisti tentando encontrar e entender as palavras ditas o que acaba cansando mais ainda.
E a verdade é que já não sei mais ver um filme sem entender o que está sendo falado. É estranho para mim.

Um comentário:

  1. Filme - Adeus, Lênin! - [Good Bye, Lenin!]- http://mcaf.ee/banqh

    ResponderExcluir