Páginas

16 de set. de 2012

Livro: O Grande Gatsby

Descobri esse livro meio por acaso, no blog da "Galera Record" (a editora, não o canal de televisão). No final do ano, sairá mais uma adaptação do livro para o cinema e quando vi o trailer achei muito legal e fiquei bem curiosa para saber do que se trata a história.
Fui pesquisa mais sobre o autor e seus livros e vi que sempre escreve sobre a juventude dos anos 20, com suas festas, dinheiro, esbanjando tudo que é possível. E isso de fato me interessou. Gossip Girl dos anos 20? Porque não?
Mas a verdade é que o livro não é tão bom assim. Não sei dizer se a culpa é da edição/tradução (porque comprei a edição de bolso em português) ou se a história é confusa assim mesmo.
Para começar reclamando da edição, as primeiras 10 páginas e as últimas 50 são de prefácio e apêndice do livro explicando o livro e contando a história do autor, assim como notas do editor e etc. Considerando que o livro é bem pequeno mesmo, será que é só isso de história mesmo?

Agora vamos falar da história em si:
É muito nome estranho e parecido ao mesmo tempo, o narrador simplesmente muda sem aviso ao leitor. Tinha páginas que voltava para conferir onde um personagem tinha começado a falar e o outro tinha se calado.
O personagem principal, Gatsby, não é o narrador. Ele é na verdade o vizinho do principal narrador. Um cara rico, cheio de histórias bizarras sobre a sua vida, a maioria não é verdade. E na sua mansão acontece festas todos os fins de semana. Muitas festas, cujas pessoas não precisam nem ser convidadas - elas simplesmente aparecem por lá para comer, beber e dançar.
Gatsby acaba virando amigo do seu vizinho porque ele, não sei exatamente como - não entendi direito essa parte - conhece e é amigo de Daisy, a paixão de adolescente de Gatsby, antes de ele ficar rico. Ela obviamente está casada, com uma filha, e o marido trai ela com uma mulher aleatória que também é casada com um cara dono de uma oficina. Ficou legal o triangulo amoroso né? Eu só ainda não entendi o que que o Carraway - nosso narrador - tem a ver com tudo isso. Como ele não gosta do Tom - marido da Daisy - resolve se meter na briga e ajudar Gatsby a ficar com a mulher dos outros. E esse, apesar de ter feito milhões sei lá como (dá a entender que foi de forma ilegal) nunca conseguiu esquecer a mulher e acha seriamente que ela é apaixonada por ele mesmo depois de todos esses anos.
Com o detalhe que Daisy é uma tola, de família rica sem posição e sem atitude. A única coisa interessante que faz no livro é matar a amante do marido. E mesmo depois desse gesto de amor pelo marido, Gastby ainda acredita que ela vai ficar com ele.
Ahh, ainda tem a Jordan, uma tenista que não entendi o que estava fazendo ai no meio.
A história é um pouco confusa, tem páginas só de nomes de pessoas que compareciam as festas na mansão - pessoas que não faço ideia de quem seja e que não fazem diferença nenhuma na história, apenas me deixaram confusa na narrativa.
O livro se resume a esse triângulo (??) amoroso, que é explicado e vivido nas últimas 50 páginas do livro.
Antes disso tudo o que temos são descrições das festas, nomes dos participantes e coisas do gênero.
É um livro confuso, mas verei o filme por ter vários atores que conheço e parece ser realmente melhor.

E como já disse, ainda não tenho certeza se a culpa foi da edição, tradução ou se o livro é assim mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário