Páginas

15 de mar. de 2012

Livro: Jogos Vorazes

Já tinha ouvido falar desse livro há algum tempo no clube do livro que participo. Nunca tive muito interesse, até porque livro em série prefiro esperar até o final, e só depois ler tudo de uma vez.
No caso, esse livro é uma trilogia - e sim, já saíram os 3 aqui no Brasil.
Enfim, vi uma promoção muito boa do Box e resolvi aproveitar.
Bom, acho que basta dizer que li o livro em 2 dias. E só levei tanto tempo porque minha vida agora está um pouco tumultuada. Sim, o livro é desses viciantes, que depois que você começa a ler, a vontade de saber o que vai acontecer em seguida prevalece sobre todas as outras necessidades da sua vida - inclusive dormir.
Mas é um livro que se eu contar a história, vai parecer meio idiota. Quando me contaram não gostei nem um pouco... Então meu conselho é: Pegue o livro e leia. Não veja nem a orelha, não leia resenhas de pessoas que já leram. Vai fundo, vale a pena. E mesmo sendo série, só li o primeiro livro até agora, e este tem final. Não tem um gancho absurdo no final do livro que te faz pegar o próximo imediatamente. Agora que acabei de ler o livro, quero parar um pouco e pensar na história - que é bem pesada...

A história do livro se passa em um futuro em que uma guerra acabou com os EUA, que foram divididos em 12 distritos mais a capital, sendo esta última rica e com melhor tecnologia que temos hoje, e cada distrito responsável por um produto - a maioria produtos primários.
Nossa heroína, com o brilhante nome de Katniss (sério, de onde as autoras tiram esses nomes?) mora no distrito 12 - o mais distante da capital, e responsável por produzir carvão. Seu pai era um minerador, porém morreu em uma explosão da mina, deixando ela e a irmã aos cuidados da mãe - que após a morte do marido, entrou em depressão e quase deixou as filhas morrerem de fome.
Katniss, para evitar passar fome, aprende rapidamente a caçar (com a base que o pai já tinha ensinado) e logo vira uma das melhores caçadoras do distrito - atividade ilegal, mas que ninguém liga muito porque a comida é escassa.
Como uma forma de manter o poder sobre os distritos, a capital organiza todo o ano o que é conhecido como Jogos Vorazes.
Esses jogos são um reality show, onde pegam crianças de 12 a 18 anos, sorteadas (2 por distrito, um menino e uma menina) e colocam essas crianças em um ambiente semi hostil, onde ganha quem sobreviver. Sim, a eliminação se dá por meio da morte. E todos os 24 participantes já aparecem lá sabendo que nesse jogo, é matar ou morrer - literalmente.
É um livro muito pesado. Nossa heroína mata para sobreviver. E não só animais botinhos - como coelhos e esquilos para poder comer - mas crianças da idade dela ou pouco mais novas para sobreviver.
Sim, é isso mesmo, a heroína desse livro é uma assassina. E ela até sente algum remorso pelo que tem que fazer, mas nada que a preocupe muito.
Para finalizar, é um livro que me surpreendeu muito mas se ele é realmente muito bom a ponto de merecer um filme - como será lançado em breve - ainda preciso ler a continuação para saber.

Um comentário: