Páginas

16 de dez. de 2011

Série: Mad Men

É uma série da AMC que se passa nos anos 60. Conta a história de uma agência de publicidade em plena Manhattan, NY. Logo, se você pretende fazer ou faz publicidade é uma boa série para ver.
Até hoje foram 4 temporadas, cada uma com 13 episódio de 50 minutos.
Dentre os personagens, temos o protagonista, o Direto de Criação da empresa. Don Draper, com um passado obscuro que vai se revelando ao longo das temporadas. No primeiro episódio, nos parece que ele é um solteiro inveterado, mas logo ao final do mesmo episódio, eis que surge uma família.
A mulher dele, Betty, é bem chatinha. A única coisa que achei interessante nela foi reparar o estilo de vida. As roupas, sapatos, os móveis da cozinha são coisas que reconheço bastante da minha avó. Assim, fico pensando que ela seria como minha avó, jovem, com dois filhos, em pleno anos 60.
Outra personagem que gosto muito é a Peggy. Ela começa a série como a secretária do Don, afinal, mulher naquela época só trabalhava nessa função. Ela parece ser uma caipira, com aspirações religiosas, mas logo no final do primeiro episódio ela já fica com um cara comprometido. E assim continua durante toda a série. Ela mesmo fala muitas vezes para diversas pessoas "vocês não me conhecem, nunca se preocuparam em saber quem eu sou, logo não venha me dizer o que fazer". E nessa ela foi subindo pela empresa, e logo passa a ser o braço direito da criação, de Don. Ela está sempre nos surpreendendo, e confesso que gosto muito dos episódios que ela interage com o protagonista. Acredito que ela seja a única pessoa que bate de frente com ele, que pede o que quer - às vezes não dá muito certo, mas é sempre interessante.
Como Don é um personagem bastante complexo, vale prestar atenção nos momentos de família. As crianças, que percebemos que foram crescendo ao longo da série, sempre que aparecem mostram uma outra cara ao personagem. Sally, a filha mais velha, é a que mais aparece. É uma menina relativamente mimada, mas que sempre foi meia deixada de lado. Parece ter bastante medo da mãe, Betty. Volta e meia as crianças são jogada pro canto, e uma das frases bem comuns é "vai assistir televisão"... ou seja, era uma forma de deixar as crianças quietas e não ter que se preocupar...
Na firma percebemos as áreas de uma empresa de publicidade bem aos moldes do que temos hoje em dia - ou pelo menos assim me parece. Temos os homens responsáveis pelas contas, ou seja, o atendimento. Responsável por conhecer o cliente, trazer pra empresa, manter o cliente satisfeito. Fazer a ponte criação - cliente. Temos o departamento de televisão - cargo criado no meio da segunda temporada, por um personagens coadjuvantes. E várias outras funções que eu não reconheço ainda...
Confesso que os primeiros episódios da série, achei bem chatinhos, mas depois foi ficando cada vez mais interessante e a quarta temporada está realmente boa.
Se você está procurando uma série para assistir nessas férias, super recomendo essa!

Um comentário:

  1. Série perfeita essa! Esta entre as minhas preferidas!
    E o seu texto exemplificou muito bem a série!

    ResponderExcluir