Páginas

19 de dez. de 2010

Série: boardwalk empire

Essa série chamou minha atenção pelo fato de ter sido renovada após o primeiro episódio. Isso ai... a audiência foi tão absurdamente alta nos EUA que depois de apenas 1 episódio com mais de 1 milhão de telespectadores, uma segunda temporada foi garantida.
A história não é exatamente o tipo de história que eu gosto, mas enfim... É um seriado de época, anos 20, durante a Lei Seca americana. Atlantic City é uma cidade que tem um porto muito importante para todo a região, e praticamente fica encarregada de receber toda a bebida alcoólica possível para consumir e distribuir por NY, Chigago e algumas outras cidades.
Corrupção é mostrada de todas as formas. Vale observar que muitas coisas ali existem atualmente no Brasil. O controle do tráfico, a campanha política, os acordos entre políticos para eleger pessoas que serão apenas peões nas mãos dos verdadeiros poderosos. A mudança que o povo quer, para não mudar nada no final. Tudo isso existe no Brasil atualmente. Acredito que deva existir ainda nos EUA, mas quem sabe?
Nessa primeira temporada, Al Capone ainda é um violento motorista do cara importante. Acredito que com o passar das temporadas, ele irá assumir seu papel de destaque...
Outro motivo que vale a pena conferir essa série é pela sua trilha sonora. Normalmente, isso não é uma coisa que se perceba, mas as músicas que finalizam cada episódio, são fantásticas. Eu fico vendo os créditos, apenas para ouvi-las.
Algumas passagens são tão peculiares, que deixarei em destaque. Como não encontrei o vídeo certo, colocarei aqui as falas.

Duas passagens interessantes do primeiro episódio da série:

Quando o Nucky (personagem principal e claro, político, gângster, benfeitor da cidade e etc) diz para Jimmy (até então seu motorista):
- regra numero 1 da política: nunca deixe a verdade ficar no caminho de uma boa história.

Uma simples conversa entre o Jimmy e a sua Mulher - Angie:
- Jimmy lendo o jornal - "Dempsey: o campeão não fugiu do recrutamento. Ele explica a sua situação durante a guerra"
Angie - "o que ele disse?"
Jimmy - Não sei. Sustentava a mãe. Um monte de besteiras"
Angie - "não escreveriam mentiras"
Jimmy - "Seja esperta Angie. É tudo mentira. Acha que alguém deixaria uma oportunidade dessas passar para ir lutar pelo seu país?"
Percebemos como a comunicação é vista desde aquela época!

Já no episódio 10 tem uma fala que achei bem interessante:
- "Preço das ações na Bolsa no registrador, resultado das corridas por telégrafos. Logo os rádios irão transmitir notícias minutos depois do acontecido. É a era da informação. E um homem de negócios vive e, às vezes, morre em seu valor."
Passam décadas, a tecnologia evolui, mas os discursos continuam os mesmos! e percebemos isso em várias outras passagens do seriado.

É um seriado interessante de se assistir, mas os episódios são longos. Em média 52min, típico de HBO...  A primeira temporada já acabou - nos EUA, com apenas 12 episódios. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário