Páginas

26 de out. de 2010

Livro: Sussurro

Mais do mesmo. Sussurro e Fallen começam praticamente iguais.
1 garota principal, 1 amiga maluquinha, 2 meninos - um que ela gosta, outro que ela acha que deveria gostar.
Até a metade do livro, escolhe um para ler. É a mesma coisa.
Mas da metade pro final, as histórias são bem diferentes. Devem ter saido da mesma parte da bíblia, então duvido que não terminem iguais (quem sabe com a batalha do apocalipse?).
Mas como é moda agora, ninguém mais simplesmente escreve um livro, escrevem uma série.- é o mundo capitalista! - e a continuação ainda não saiu em português - mais uma semelhança com Fallen, diga-se de passagem.
Apesar de parecidos, esse livro está mais para cidade dos anjos que qualquer outra coisa. Apesar de ter um pouco da série Supernatural, uma vez que os anjos não são exatamente anjos. Eles brigam, eles querem estar no topo da hierarquia, sentem ciúmes, amam e desejam. O único problema é que não sentem. (reconhecem essa história?), e a idéia toda do livro é como em muitos outros, um ser sobrenatural que só queria ser humano.
Não sei qual é exatamente o fascínio desses escritores pelo humano, apenas o fato de sermos frágeis e mortais.

Apesar da história em si ser melhor, o livro não está bem escrito. Pode ser uma tradução mal feita, pode ser mal escrito mesmo. Só lendo o original para saber.
Outra coisa que achei no mínimo engraçada desse livro foram as propagandas que existem no texto. Elas não são sutis. A calça da Levi's é quase um personagem do livro. É sério. O tempo todo alguém está vestindo, andando ou chegando com a calça Levi's. Fora as outras propagandas da Fiat e do Google. Será que eles patrocinaram o livro? Mas isso seria uma coisa muito feia de se fazer. E qual o público que vai ler isso?
Tudo bem que se alguém tivesse patrocinado best sellers como Harry Potter ou Crepúsculo teriam feito muita propaganda, quase gratuita. Mas ainda acho que se tivesse rolado propaganda assim, esses livros não seriam best sellers.
Eu quero trabalhar com propaganda, acho muito legal, mas tudo tem limite. Com todas as novas tecnologias, o livro impresso cada vez mais é um ritual. Não comecem a encher de propaganda que apenas irá destruir o prazer do livro. Coloca a marca do lado de fora do livro, a foto da capa com seu produto, mas não coloca nas palavras.

E esse é mais um livro sobre um ser sobrenatural que deseja ser humano, ou encontra seu lado humano, ou qualquer coisa do gênero. Quero saber qual será o próximo mostro a virar simpatizante da raça humana. Até agora já foram vampiros, lobisomens (apesar que estes ainda não acabaram com a humana) e anjos. Será que teremos zumbis? ou centauros?
Mas tenho certeza que será alguma coisa bem parecida com o que já existe. As pessoas precisam de ter idéias novas.
Fica ai a dica de leitura, para quem gosta.

2 comentários:

  1. Ahm.... lendo isto acabei de me lembrar que ia ver para vc o que tem escrito na bíblia sobre anjos né... Então, nunca vi nenhum anjo se tornar mortal, nem querendo se tornar... A única coisa q já ouvi é q lucifer, que era um anjo, tem inveja do homem e de Cristo (logo Deus), por causa da encarnação, o que não é permitido a ele, mas sei lá... não esta na bíblia escrito literalmente, mas algumas pessoas interpretam assim!

    ResponderExcluir
  2. Ah, mas uma coisa, surgiu a um tempo atras uma série chamada deixados para tras, é um interpretação do apocalipse... talvez vc goste, tá 9,90 no submarino

    ResponderExcluir